segunda-feira, 7 de novembro de 2011

2011 É O ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA

Em 2008, a 63ª Assembléia Geral da ONU proclamou o ano de 2011 como o “Ano Internacional da Química”. Sob o tema “Chemistry – our life, our future” (Química - nossa vida, nosso futuro), a UNESCO, sob designação da ONU e em colaboração com a IUPAC e seus membros, lançou uma campanha mundial para “celebrar as realizações da química e suas contribuições para o bem estar da humanidade”.
 
O Ano servirá para que o mundo celebre a arte e a ciência da química, assim como suas contribuições essenciais para o conhecimento, a proteção ambiental, a melhoria da saúde e o desenvolvimento econômico. Para tanto, a UNESCO e a IUPAC estão incentivando e promovendo o maior envolvimento possível com o AIQ 2011. O mundo inteiro planejou vários eventos interessantes e inovadores em química para o AIQ.

No Brasil, a cerimônia do lançamento do Ano Internacional da Química (AIQ) ocorreu dia 23 de março, na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Centro do Rio de Janeiro, e contou com grande público e com presenças ilustres de representantes da comunidade científica, empresarial e do governo. Diversos eventos e projetos ocorreram em comemoração ao ano. Quem estiver interessado pode acessar a página http://www.quimica2011.org.br/ para mais informações.
 
Os objetivos gerais do Ano são:
    •    Aumentar a valorização e o entendimento públicos sobre química para atender às necessidades do mundo;
    •    Estimular o interesse dos jovens pela química;
    •    Gerar entusiasmo pelo futuro criativo da química;
    •    Celebrar o papel das mulheres na química, ou os principais eventos históricos na química, inclusive os centenários do Prêmio Nobel de Marie Curie, além da fundação da Associação Internacional de Sociedades Químicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário